Topo








VANTAGENS - MANIPULAÇÃO


1. Versatilidade posológica:

A prescrição magistral permite realizar associações de fármacos que, muitas vezes, não estão disponíveis na drogaria. São amplamente conhecidos os efeitos positivos das associações

2. Viabilização de associações de fármacos:


Através da manipulação, o prescritor pode optar pelo uso da forma farmacêutica que mais se ajusta às condições específicas do paciente. É também possível escolher o veículo ou excipiente ideal para pacientes sensíveis a determinados ingredientes presentes na formulação (ex. conservantes, lactose, corantes, flavorizantes, essências) ou para pacientes que apresentem restrição de uso para alguns destes componentes (ex. pacientes diabéticos com restrição à ingestão de açúcar). Podemos citar a importância da preparação magistral na forma oral líquida para pacientes pediátricos e idosos, com problema de deglutição de comprimidos, facilitando a adesão ao tratamento. Em diversas formas farmacêuticas que podem ser manipuladas estão as cápsulas, tabletes, pastilhas, soluções orais e tópicas, suspensões orais e tópicas, xaropes, elixires, emulsões orais, gotas orais, gotas sublinguais, supositórios, óvulos,c remes, loções, pomadas, géis, pós-orais, e tópicos, enxaguatórios bucais, soluções e suspensões, preparações transdérmicas, sachês, shakes, sopas, chocolates, gomas, etc. A flavorização personalizada de formas farmacêuticas orais de acordo com a preferência do paciente é um fator diferencial na adesão ao tratamento por pacientes pediátricos, adultos e mesmo para pacientes veterinários. Excipientes poderão ser isentos de açúcar (sugar-free), lactose (lactose-free), conservantes (preservative-free), corantes (dye-free), flavorizantes (flavor-free), perfume (fragance-free) e substâncias oleosas comedogências (oi-free).



3. Economia:


A farmácia de manipulação adquire matéria-prima utilizada na preparação de seus produtos diretamente dos fornecedores importadores, vendendo diretamente ao consumidor. O menor número de intermediários na cadeia comercial e o menor custo dispendido com marketing consistem os principais motivos do menor custo do medicamento manipulado.



4. Personalização terapêutica:


A prescrição para farmácia de manipulação utiliza a nomenclatura genérica e descreve a forma farmacêutica e a dose ou concentração do fármaco. O receituário é único, diferenciado e nominal ao paciente. Há um aumento na adesão ao tratamento decorrente desta personalização farmacoterapêutica.



5. Obstáculo à automedicação:


Na farmácia de manipulação, o preparo do medicamento está condicionado à apresentação de uma receita prescrita por um profissional autorizado. Esta situação evita abusos e os riscos inerentes da automedicação. Além disso, a presença efetiva do profissional farmacêutico representa uma garantia fundamental para o uso racional do medicamento.



6. União multiprofissional em prol da saúde (a tríade da saúde):


A base da farmácia de manipulação está no relacionamento entre o farmacêutico, o médico e o paciente. Esta união multiprofissional em prol da saúde do paciente representa fator importante para se estabelecer um tratamento eficaz e personalizado.





Voltar

Nosso Endereço


Rua Professor Alfredo Gonçalves Filgueiras, 18  Sala 404 - A. 4º andar - Centro - Nilópolis - RJ
Telefone: (21) 2791-7196

Facebook

d